Blog

Home  /  Blog   /  Como começar um blog?

Como começar um blog?

Como começar um blog? Essa dúvida está na cabeça de muitas pessoas… Mas relaxe, nas próximas linhas explicarei exatamente o que você precisa para começar hoje mesmo seu projeto na internet. Antes de tudo, saiba que lançar um blog é algo bem fácil e simples. Claro, existem alguns detalhes que você deve prestar bastante atenção. Vamos então as dicas?

como-comecar-um-blog

1º – Sobre o que será seu blog?

Antes de pensar em começar seu blog você precisa ter em mente exatamente sobre o que ele será… Para que as pessoas realmente gostem de seu projeto, você precisará escrever sobre assuntos que você domina, pois só assim você passará credibilidade e com o tempo com certeza atrairá muitos e muitos leitores. Jamais escreva sobre algum assunto só porque está na moda, sempre seja autentico consigo mesmo e com seus leitores!

Recentemente lancei um vídeo explicando mais sobre “Quais assuntos devo abordar em meu blog?“, sugiro que assista. 🙂

2º – Não tenha pressa para viver de seu blog!

Para que seu blog cresça ao ponto de você poder viver exclusivamente dele levará tempo, você vai precisar se dedicar MUITO e desenvolver estratégias antes de transformar seu blog em negócio. Vejo muitas pessoas começando seus projetos na internet pensando que milagres vão acontecer e da noite para o dia vão ficar ricas, mas a verdade é que NADA na vida é tão fácil, independente de qualquer coisa, qualquer projeto novo precisa de dedicação e tempo para realmente dar certo.

Quer mais dicas sobre isso? Então assista nosso vídeo “Descubra como ter muita pressa pode acabar com o sucesso de seu blog“.

3º – Fidelize seu público!

Na internet você não pode ser SÓ MAIS UM, você precisa ter um diferencial, talvez uma personalidade forte, matérias com bastante frequência ou até mesmo um blog com um jeito único e novo. Tente ser diferente, as pessoas já estão cansadas do MESMO. Saber como fidelizar seu público, seja em um blog ou no YouTube é muito importante!

comecar-um-blog

4º – Jamais lote seu blog com propagandas!

Não existe coisa pior que acessar um blog com dezenas de banners e pop-ups, não é mesmo? Um blog precisa ter um layout clean, direto e funcional. Se você realmente quer que seu projeto cresça, primeiro se preocupe em criar ótimas postagens para seus leitores, deixe a preocupação de como ganhar dinheiro para depois.

Lembre-se: Primeiro você precisa CRESCER, nenhum blog vai dar dinheiro se você não possuir um bom público.

Caso queira entender melhor sobre o que estou falando, assista esse vídeo: “Aprenda a ganhar dinheiro com seu blog respeitando seu público“.

5º – Feche parcerias! Faça AMIGOS!!!

Na internet, mais que em qualquer outro lugar, você precisará de AMIGOS! Aqui a frase “A UNIÃO FAZ A FORÇA” realmente tem MUITO poder. Assim que seu blog começar a crescer, comece a procurar outros blogs para trocarem indicações/divulgações. Lembre-se de fazer amigos mesmo, só assim você realmente irá crescer.

Assista: “Dicas para você fechar boas parcerias no YouTube e Blogs“.

6º – WordPress ou Blogspot?

blog-em-wordpress

Na ParaBlogueirosTV lancei um vídeo onde explico exatamente os pontos fortes e fracos de cada plataforma “WordPress ou Blogger: Qual o melhor?“. Na minha opinião o Blogger/Blogspot é interessante para quem quer fazer um blog apenas como hobby, o motivo para isso é porque ele é bem limitado. Já o WordPress é MUITO mais completo e profissional, além de gratuito ele hoje é usado em praticamente todos os blogs do mundo.

O que você precisa para começar seu blog em WordPress?

  • Domínio (Registrar um .com ou .com.br custa apenas R$ 49,90/ano);
  • Hospedagem WordPress (Aqui na ParaBlogueiros você poderá ter uma hospedagem otimizada para WordPress a partir de R$ 12,90/mês);
  • Theme/Layout (No Google basta você buscar por “Theme WordPress FREE” e centenas de layouts gratuitos serão apresentados para você usar em seu blog);

Bom, começar um blog é algo muito barato e rápido! Você só precisa realmente saber sobre que assunto/assuntos você vai querer abordar em seu projeto e também ter dedicação. Na internet frequência é tudo, o ideal é começar publicando pelo menos 4 a 5 postagens por semana.

Não esqueça de convidar seus amigos e familiares para lerem suas postagens! Peça sempre que eles sugiram a você melhorias, ou seja, eles poderão mostrar a você quais são seus pontos fortes e fracos, ninguém é perfeito, então tenha humildade para ouvir cada feedback.

Espero que essa postagem realmente tenha ajudado você. Caso queira mais dicas sobre como viver de blog/canal no YouTube, inscreva-se na ParaBlogueirosTV, semanalmente lançamos vídeos respondendo dúvidas e dando dicas interessantes sobre esse universo dos Blogs e YouTube.

Participe! Deixe seu comentário:
No Comments
Post a comment