Blog

Home  /  Tutoriais   /  WordPress Seo Plugin BY YOAST: Como instalar e configurar

WordPress Seo Plugin BY YOAST: Como instalar e configurar

Certamente você já ouviu falar em otimização SEO, ou melhor ainda no Plugin WordPress SEO by Yoast. Este plugin é um dos mais usados no WordPress já que é muito fácil e poderoso, porém para que ele realmente faça a diferença você precisa configura-lo.

Instalação

Para instalar o Yoast SEO Plugin, vá em Plugins > Adicionar Novo. Na barra de pesquisa digite “Yoast SEO” (sem aspas), então instale e ative o plugin.

Instalar-o-Yoast-SEO-Plugin

Configurações Gerais | Geral

Configuracoes-Gerais-Yoast-SEO

Na aba Geral você possui três opções, Iniciar um Tour pelo painel, ver as últimas mudanças ou restaurar as opções pedrão do plugin.

Configurações Gerais | Suas Informações

Suas-Informacoes-Site-nome-alternativo-empresa-pessoa

Aqui vamos inserir algumas informações para identificação do nome de seu site, da empresa ou criador.

Nome do Site e Alternativo

Em Nome do Site coloque exatamente o nome de seu blog. Já em Nome Alternativo coloque algum nome que também tenha referência ao seu projeto.

Empresa ou Pessoa

As informações adicionadas aqui serão utilizadas pelo Google Knowledge Graphic para exibir informações especificas sobre sua entidade, produto, serviço ou empresa. Essas informações normalmente são exibidas do lado direito na página de pesquisa. Você deve ter percebido isso quando procurava uma celebridade, pessoa, artista, algum filme de cinema e etc.

Configurações Gerais | Ferramentas para Webmaster

Ferramentas-para-Webmasters

Sugerimos que você se cadastre no Google Webmaster Tools. Isso vai ajuda-lo bastante na hora de indexar seu blog no maior buscador do mundo.

Como se cadastrar:

1º – Registre nas Ferramentas para Webmasters do Google
2º – Quando você chegar no processo de verificação, escolha o método “HTML Tag”
3º – Copie o Código
4º – Cole o código dentro do campo “Google Search Console” nas opções do Yoast SEO
5º – Delete tudo menos as letras e números que ficam em “content=”
6º – Salve as Mudanças no Yoast SEO
7º – Clique em “Verificar” nas Ferramentas para Webmasters do Google

Configurações Gerais | Segurança

seguranca

Recomendamos deixar essa opção marcada. Isso faz com que seus autores e editores não possam modificar as configurações de SEO do plugin.

Títulos e Metadados | Geral

Geral-Titulos-e-Metadados

Separador de Título

Escolha o tipo de separador que você quer ter entre o título e a descrição de uma página ou post. Por exemplo, ParaBlogueiros “-” Hospedagem de Sites e Blogs…

Títulos e Metadados | Página Inicial

Pagina-Inicial-Titulos-e-Metadados

Na tab Página Inicial você pode definir o título e a descrição para o seu site, ou melhor, para a página inicial do seu website. Como você pode observar, esse título e descrição serão exibidos toda vez que um visitante acessar o seu website em “www.seusite.com”. É muito importante que você leve um bom tempo para definir o título e descrição desta página, lembre-se que quando os visitantes encontrarem seu site nos motores de buscas, essas serão as informações que eles encontrarão.

Mantenha um título limpo e uma descrição clara para ter certeza que seus visitantes saibam onde estão indo e sobre o que seu blog escreve. É importante lembrar que o nome do seu site deve estar na frente da descrição. Utilize o mesmo Modelo de Título que o nosso e você estará seguro.

Títulos e Metadados | Tipos de Posts

Tipos-de-Posts-Titulos-e-Metadados

Modelo de título

É recomendável que você escreva em cada post/página um título único. Esta opção permite que você determine um modelo padrão para o título de cada post e página. Você pode adicionar %%title%% como modelo de título. Você também pode querer adicionar o nome do seu site utilizando %%sitename%% no final. Exemplo: “%%title%% – %%sitename%%” ficaria assim nas pesquisas “Como Instalar e Configurar o Yost SEO Plugin –ParaBlogueiros” para este artigo.

Modelo de meta-descrição

Você pode adicionar um resumo a sua descrição com esse modelo “%%excerpts%%”, excerpts (resumos) são pequenos trechos gerados do seu conteúdo que pode ser retirados dos seus artigos e páginas. Lembre-se que isso é apenas um modelo pré-definido, para cada um de seus posts você pode querer resumos específicos e por isso você deve sempre fazê-los manualmente em cada artigo. Mas em caso de você esquecer de adicionar uma meta-descrição em um de seus artigos é bom deixar essa opção com algum modelo.

Meta Robots

Esta opção permite a você impedir os motores de buscas de indexarem seu conteúdo. Isso serve para conteúdos que você não deseja que seja indexado pelo Google. Marcando esta caixa você afirma que não deseja o conteúdo sendo exibido nas pesquisas dos motores de buscas.

Data na Prévia do Snippet

Lembre-se que é interessante que os visitantes vejam a data do seu artigo, mas para artigos que estão a um bom tempo indexados, eles podem parecer desatualizados para os visitantes que podem escolher uma outra opção mais atual.

Yoast SEO Meta Box

Você precisa desta opção para atualizar partes individuais do seu conteúdo, portanto, deixe desmarcada. Marcar esta opção irá desativa-la. É nesta opção que você define um título e descrição individual para cada página e post do seu site.

Títulos e Metadados | Taxonomia

Taxonomias-Titulos-e-Metadados

Taxonomias são a melhor forma de categorizar e organizar seu conteúdo. Categorias e Tags fazem parte das taxonomias do WordPress.

Categorias vs. Tags

Pense em categorias como algo mais genérico, e tags como algo mais especifico. Por exemplo, SEO é uma categoria, On-Page SEO é uma tag.

Como você pode observar nós utilizamos um template (modelo) diferente em nosso site, nós acreditamos que desta forma facilita aos usuários entenderem o que eles estão vendo exatamente. Nosso modelo de título para a página da categoria guia do iniciante, “Hospedagem de Sites e Blogs | %%sitename%% ” pode ser traduzido da seguinte forma “Hospedagem de Sites e Blogs | ParaBlogueiros”.

Observe que nós marcamos a opção “Meta Robots – noindex, follow” na seção de Tags. Isso porque nós não acreditamos que indexar as tags do nosso site possa trazer algum beneficio para o SEO. Isso é algo que pode variar entre websites, pense bem e veja se é recomendável que você permita que suas Tags sejam indexadas pelos motores de busca.

Se você tiver outras opções na seção taxonomia além de categorias e tags é recomendável que você não permita os motores de busca de indexarem este conteúdo. Para fazer isso marque a opção “Meta Robots – noindex, follow”, e você estará seguro. A não ser que se trate de algo importante em seu site como no caso de uma imobiliária que tem taxonomias importantes sobre os imóveis.

Sinta-se a vontade para utilizar nossas configurações, apenas lembre de modificar o nome do seu site.

Títulos e Metadados | Arquivos

Arquivos-Titulos-e-Metadados

Arquivos de Autor | Data

Nós desativamos e desindexamos os Arquivos de data – Simplesmente porque nós não utilizamos eles.

Se você deseja que www.seusite.com/author/name/page/20 apareça nos resultados de pesquisa, deixe as opções desmarcadas. Se você não deseja que elas apareçam nos resultados de pesquisa marque as opções “noindex,follow”, “Desativar Arquivos de Autor/Data”.

Mas se você pretende utilizar essa opção segue um exemplo de utilização:

Página do Autor: %%author%% | %%sitename%%
Página de Datas: %%page%% em %%date%% | %%sitename%%

Também pode utilizar um modelo semelhante ao que deixamos como exemplo na imagem para lhe ajudar a criar um título criativo.

Páginas Especiais

Essa opção está dedicada a duas páginas especificas. Páginas de buscas e páginas de erro 404. Você pode definir um modelo de título especifico para sua necessidade ou apenas utilizar um texto auto-explicativo como nós fizemos na imagem acima.

Títulos e Metadados | Outros

Outros-Titulos-e-Metadados

Configurações Gerais

Desindexar sub-páginas de arquivos

Você provavelmente não quer que seus visitantes caiam na página 2 do seu blog quando eles encontrarem seu site nos resultados de buscas, então isso deve estar marcado.

Meta-keywords (palavras chave)

Deixe desmarcado, pois o Google não utiliza Meta Keywords.

Noodp e Noydir

Nós queremos que os motores de buscas exibam a nossa descrição inserida manualmente em páginas e posts, e não as que são usadas no diretório DMOZ e Yahoo. Marque as duas opções.

Sitemap XML | Geral

Geral-Sitemap-XML

Entradas por páginas

Define a quantidade de entradas que devem ser exibidas na primeira página do seu Sitemap. Você está seguro ao utilizar as configurações padrão desta página, então vamos seguir para a próxima etapa.

Sitemap XML | Sitemap de Usuário

Usuario-Sitemap-XML

Mantenha o autor/usuário desmarcado se você não acha que isso seja importante para o seu website. A ParaBlogueiros não utiliza essa opção.

Sitemap XML | Tipos de Post

Tipos-de-Posts-Sitemap-XML

Agora devemos definir quais tipos de posts NÃO devem ser adicionados ao seu Sitemap XML. Você pode excluir mídia, portfolios, sliders, format e outras opções que você não precisa no seu Sitemap. Lembre-se que o Sitemap é a forma mais fácil de ter seu conteúdo indexado pelo Google, então tenha certeza que apenas conteúdos importantes sejam adicionados a ele. As opções marcadas aqui NÃO serão adicionadas ao seu Sitemap, portanto, não serão indexadas pelo Google.

Sitemap XML | Excluded Posts

Essa seção permite que você defina páginas e posts individuais que NÃO serão exibidos no seu sitemap.

Posts to Exclude

Para excluir um post ou pagina especifico você deve adicionar o ID no campo especificado. Caso tenha mais de um ID separe por virgula.

Sitemap XML | Taxonomia

Taxonomia-Sitemap-XML

Aqui nós apenas indexamos nossas categorias, se você acredita que tem outras taxonomias que precisam ser indexadas pelo Google, apenas desmarque a opção. Assim que você tiver configurado as opções de Sitemap do Yoast, envie o Sitemap para as Ferramentas de Webmaster do Google:

1º – Clique no botão “XML Sitemap” no topo
2º – Copie a última parte da URL, que deve ser: /sitemap_index.xml
3º – Logue em sua conta do Google Webmaster Tools
4º – Do lado esquerdo, vá em Rastreamento -> Sitemap
5º – Cole o final da URL
6º – Teste e Envie

Avançado | Breadcrumbs

Breadcrumbs-Yoast-SEO

Breadcrumbs do Yoast são as Trilhas de Navegação(Breadcrumbs) do seu site. Elas mostram o caminho que leva a uma certa página, se você observou neste artigo nós utilizamos Trilha de Navegação, elas ajudam no SEO do seu site e na usabilidade dos seus usuários. Porém nós não recomendamos que você utilize esta função com o plugin do Yoast.

Avançado | Links Permanentes

Links-Permanentes-Avancado

Avançado | RSS

Se você observar o código padrão do plugin, ele faz sentido. Nós preferimos utilizar outras configurações, veja abaixo:

Inicio de Cada Post: %%BLOGDESCLINK%%
Final de Cada Post: %%POSTLINK%%

Essa é a forma como nós utilizamos essas configurações, talvez você queira utiliza-las de forma diferente.

Ferramentas | Editor de Arquivos

Editar-Arquivos-WordPress-SEO-by-Yoast

Nesta seção você pode editar seus arquivos robots.txt e .htaccess de uma forma mais simples. Caso o seu site ainda não tenha um arquivo Robots.txt ele irá lhe fornecer uma opção para criá-lo, então você pode editá-lo da maneira que desejar.

hospedagem-wordpress-blog

Por hoje é só meus amigos!

*Esse tutorial foi escrito e montado pelo CanalWP.com

Participe! Deixe seu comentário:
No Comments
Post a comment