Blog

Home  /  Blog   /  Descubra como aumentar o número de comentários no seu blog!

Descubra como aumentar o número de comentários no seu blog!

Engajamento é algo motivador, saber que existem pessoas lendo seu trabalho e deixando suas opiniões é sempre algo que nos deixa felizes e com ainda mais vontade de produzir conteúdo, porém às vezes não sabemos exatamente como mostrar a nossos visitantes que eles podem e devem comentar em nosso blog. Hoje vamos dar algumas dicas importantes sobre como aumentar o número de comentários do seu blog de maneira fácil e rápida.

Dica número 1: Facilite o processo!

Os comentários que integram o WordPress em geral são lentos, o usuário precisa se cadastrar, confirmar e-mail e então comentar, isto torna o processo extremamente lento e muitos desistirão já na área de e-mail. Você também pode mudar a configuração para que o visitante apenas insira nome e e-mail, mas isso também é chato e demorado. A melhor maneira de tornar todo esse processo rápido é integrar os comentários no seu blog a redes sociais e para isto existem 2 plugins excelentes!

O primeiro se chama WordPress Social Login e através dele o visitante precisa apenas de um clique para se cadastrar no seu sistema com os dados de login do seu Facebook, tornando comentar algo rápido. Porém, existe também o Wpdevart Facebook Comments que cria uma caixa de comentários vinda direto do Facebook, então caso o visitante já esteja logado naquele computador é só comentar! Fácil, não acha? O mais legal é que todos estes plugins são muito fáceis de instalar e ajudam muito!

Dica número 2: Motive seu visitante!

Muitos leitores esquecem que existe uma área onde podem comentar, outros são preguiçosos mesmo e nem a buscam, por isso motivar seu usuário dentro do texto a comentar sempre é uma ótima estratégia. Você pode escrever no último parágrafo coisas como: “Gostou? Então não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo!” ou ainda fazer perguntas diretas sobre a própria matéria. No caso desta que você esta lendo, eu poderia escrever: “Gostou das dicas? Já as utiliza ou irá utilizar? Conte pra gente nos comentários!”. Entendeu? 😉 Você também pode criar banners com frases semelhantes e deixar abaixo de cada postagem, isto também ajuda bastante. Tudo o que lembrar seu visitante de que ele pode comentar é valido!

Dica número 3: Nada de perder tempo!

Não faça seu visitante perder tempo procurando a caixa de comentários, a deixe extremamente visível, quando mais próxima do final do texto, melhor! Não encha seu blog com banners e informações desnecessárias para assim não correr o risco do seu leitor esquecer ou ter preguiça de comentar, facilite a vida do leitor para que ele queira comentar sempre e cada vez mais!

Dica número 4: Responda os comentários!

As pessoas gostam de saber que são ouvidas e que foram realmente lidas, é muito legal você prestigiar quem lê seu blog simplesmente respondendo os comentários. Quanto mais valorizado seu leitor se sentir, melhor será para você pois ele saberá que sempre que deixar um comentário no seu blog com dúvidas ou sugestões, será ouvido e devidamente respondido.

Viu? São dicas extremamente simples, mas que garanto a você que fazem toda a diferença! Teste, não custa nada e sério, você verá os resultados. Aproveite e assista o vídeo do Edu na ParaBlogueirosTV explicando um pouquinho mais sobre porque utilizar cada uma destas dicas e porque isto funcionou para ele. E, claro, converse comigo nos comentários abaixo! 😉

Participe! Deixe seu comentário:
No Comments
Post a comment