Blog

Home  /  Blog   /  10 dicas para o seu blog crescer muito!

10 dicas para o seu blog crescer muito!

dicas-para-fazer-sucesso-com-o-seu-blog

Sendo dono de um dos maiores agregadores de conteúdo do Brasil, tenho acesso a milhares de pequenos e médios blogs, em geral percebo que a grande maioria dos blogueiros iniciantes pecam nos mesmos pontos. Então, hoje separei esse momento para ajudar você com dicas para melhorar o seu blog em passos muito simples, mas que farão uma diferença enorme!

Tá preparado para fazer sucesso com o seu blog? Então continue lendo! 😉

1. Tenha um domínio próprio que seja fácil de pronunciar e escrever:

Se você quer que seu blog seja visto como profissional não use domínio gratuito como “blogspot.com” ou “wordpress.com”. Mesmo estando em plataformas gratuitas como essas você pode usar domínio próprio, basta registrar. Recomendo .com ou .com.br que, além de conferir mais credibilidade, também fará com que os seus visitantes consigam gravar a sua marca logo de cara. Ah, não esqueça de JAMAIS usar um nome difícil ou grande demais. Ninguém consegue lembrar de um domínio como: eufelizsoufelix2323.com.br. Em meus projetos sempre procuro usar nomes curtos e de fácil memorização. Veja alguns: EuTeSalvo.com, TriCurioso.com e ParaBlogueiros.com. Então, antes de lançar o seu blog, pense muito bem qual nome ele terá. 😉

2. Deixe sua URL amigável:

Mas afinal o que é isso? Geralmente blogueiros novos não configuram suas URL’s da forma correta. Veja dois exemplos de URL e pense qual você prefere:

URL normal: http://seublog.com/?p=12345
URL amigável: http://seublog.com/seu-post-aqui

Certamente você escolheu a URL amigável como a sua favorita. Resumindo, a URL amigável deixa os links de suas matérias mais agradáveis, tanto para seus leitores como para os sistemas de busca como Google e Yahoo indexarem seus posts. Como você viu a URL normal só mostra o ID de sua matéria, já a URL amigável mostra no LINK o assunto de sua postagem.

Como configurar a URL AMIGÁVEL? No WordPress basta você acessar seu WP-ADMIN e ir em Links Permanentes. É bem rápido e simples de configurar.

3. Tenha uma página de “Sobre”:

Os visitantes de seu blog querem saber quem é você e, além deles, as agências e empresas interessadas em anunciar também vão precisar acessar essa página. Nunca deixe de colocar uma página em seu blog com suas informações e dados relevantes de seu blog, como por exemplo: quando iniciou, qual a sua história e também um telefone ou email para contato.

4. Seu layout precisa ser clean e responsivo:

Nos últimos meses, os sites e blogs que não possuem layout responsivo perderam muitas posições no Google, isso porque agora ele só coloca na busca mobile sites e blogs que se adaptem a todos os tamanhos de telas. Além disso você precisa organizar seu layout para ser funcional, não existe coisa pior que acessar um post e não conseguir se localizar na página por causa de excesso de pop-up e banners de publicidade. Para que seu visitante vire um leitor fiel, você precisa transmitir VALOR e também uma experiência agradável. Só assim ele voltará mais vezes em seu blog.

5. Texto é bom? SIM, mas capriche nas imagens:

Seu blog precisa de matérias interessantes e bem escritas, mas além disso precisa de imagens. Jamais deixe de colocar imagens dentro de suas postagens. Muitas vezes a tela do computador cansa os olhos e as imagens lembram o leitor de dar pausas entre um parágrafo e outro.

6. Tenha frequência!

Não adianta você escrever um post hoje e outro só daqui vinte dias, você precisa se programar e organizar um momento no seu dia para se dedicar ao seu blog. O ideal é escrever pelo menos uma matéria por dia, assim seu leitor fiel sempre saberá que pelo menos uma vez por dia ele poderá acessar seu blog e ler algo interessante.

dicas-para-blogueiros

7. NÃO copie o conteúdo dos outros:

Vejo muitos blogs novos copiando na integra as postagens famosas de blogs grandes, isso será um golpe fatal na credibilidade de seu projeto. Jamais, REPITO, JAMAIS copie o conteúdo dos outros. Seja sempre original e quando for preciso se basear em livros, revistas e postagens de blogs, cite a fonte.

8. Desistir logo no começo:

Muitas pessoas iniciam seus blogs e pensam que da noite para o dia tudo dará certo, receberão milhares e milhares de visitas e logo, logo ficarão ricas. Isso dificilmente acontecerá. Saiba que fazer sucesso na internet leva tempo e você precisará se dedicar MUITO, MUITO mesmo antes de poder viver disso. Então, esteja preparado para ser paciente no começo de sua carreira como blogueiro.

9. Responda seus e-mails e comentários:

Cheque sua caixa de email e comentários todos os dias e SEMPRE responda-os. Para que seu blog seja amado e visto com bons olhos é necessário que você demonstre respeito e interesse por seus leitores, então sempre que alguém deixar um comentário em suas matérias, responda na mesma hora com otimismo e respeito.

10. Esteja em outras plataformas:

Seu blog precisa estar nas redes sociais, no mínimo crie uma Página no Facebook para o seu projeto. Se quiser ir mais além também crie um Canal no Youtube. Como todos já percebemos, vídeos são ótimos para fidelizar pessoas.  Então não perca tempo e entre nesse universo audiovisual também.

Bom, por hoje é só! Nos próximos dias estarei escrevendo mais dicas como essas. Acredito muito que a união faz a força e tenho certeza que você conseguirá fazer sucesso com o seu blog, basta ter paciência e seguir essas dicas. Recentemente lancei a ParaBlogueirosTV, um Canal no Youtube onde posto vídeos com dicas e tutoriais para blogueiros e youtubers, então não esqueça de se inscrever.

Um forte abraço e MUITO obrigado por ter lido até aqui. Se ficou com alguma dúvida deixe nos comentários desse post ou em nossos vídeos no Youtube. 😉

Participe! Deixe seu comentário:
2 Comments
  • Grazi Santos
    04/11/2016

    Minha vida mudou depois que descobri seu blog.
    Obrigada por todas as dicas… Estou vivendo de ler e aplicar no meu espaço virtual.
    Um bj!

    Reply
Post a comment