Qual CMS você deve usar e porquê?

A tecnologia facilitou e muito as nossas vidas. Isso é particularmente notável quando pensamos na internet. A grande rede de computadores basicamente democratizou a informação e agora uma pessoa comum tem acesso rápido a todos os tipos de informação e ferramentas. E é sobre uma das ferramentas da era da internet que vamos falar neste artigo, o CMS. Aqui você vai conferir:
- O que é o CMS e qual sua importância
- Como escolher um CMS
- Porque pode ser difícil escolher ferramentas na internet
- O que é o WordPress
- e muito mais.
O que é CMS e qual sua importância
A palavra CMS é a sigla em inglês para Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, SGC na sigla em português. O CMS é um software que serve para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo na web sem a necessidade de entender HTML ou linguagens de programação. Em outras palavras, o CMS é uma ponte utilizada pelos usuários mais leigos para criar conteúdo sofisticado na internet. Sem o CMS, apenas pessoas com treinamento técnico seriam capazes de publicar artigos, vídeos e outros conteúdos em websites.
A partir daqui já é possível entender porque o CMS é tão importante. O que este software faz é basicamente transformar as plataformas digitais em algo bem mais acessível para o público em geral.
Como escolher um CMS para você
Não estamos aqui para indicar um CMS especifico para todos os leitores já que alguns podem ter necessidades bastante especificas. Mas o que podemos dizer é que há algumas regras que você pode seguir na hora de escolher um CMS para você, regras essas que vão ajudar você a fazer uma boa escolha. A primeira regra é escolher uma marca bem estabelecida. Não estamos falando isso apenas por uma questão de vaidade. O importante é escolher um CMS que já tem tempo no mercado porque isso significa que a versão atual é bastante estável e livre de falhas. Quando você escolhe um software relativamente recente, a versão atual pode estar com várias falhas que ainda serão descobertas pelos usuários. Alguns programadores acham interessante a ideia de explorar um novo programa, mas se você só quer um CMS que funciona, então escolha algo que já está bem estabelecido no mercado.
A segunda regra é sobre acompanhar as reviews. Uma das melhores formas de escolher um software é conferindo o que os usuários atuais tem para dizer sobre o mesmo. Portanto, confira as reviews que o CMS tem na internet, especialmente as mais recentes que dizem respeito a versão mais atual do programa. O que fazer se não há reviews do software disponíveis na internet? Bom, isso é o que chamamos de red flag ou bandeira vermelha. Isto é, trata-se de um sinal de que algo está errado.
A segunda regra que gostaríamos que você seguisse é a de experimentar. Dificilmente você vai conseguir escolher um CMS ótimo se nunca usou algo do tipo antes. A boa notícia é que há vários por aí. O que você pode fazer é verificar esses criadores de website gratuitos e tenta-los para ver o que você gosta e o que não é interessante. São programas gratuitos que você pode tentar quando quiser. Em alguns casos, o processo de cadastro vai ser necessário, mas é coisa rápida.
Porque é tão difícil escolher algumas ferramentas para desenvolvimento de softwares em certos momentos
No começo deste artigo estávamos falando das coisas boas que a tecnologia nos trouxe. Mas é claro, há coisas ruins no meio disso tudo. Temos uma enxurrada de programas ruins por aí. Algumas plataformas oferecem versões ruins de CMS apenas para promover a versão paga. O mesmo acontece com vários softwares de outros segmentos. Por isso é tão importante seguir as regras que apresentamos neste artigo anteriormente.
Um pouco sobre WordPress
Não se pode fazer um artigo sobre CMS sem sequer mencionar o WordPress. Trata-se do mais perto de uma escolha unanime quando perguntam qual é o melhor CMS. Este software existe há tanto tempo que muito foi melhorado, falhas foram corrigidas e novas funções interessantes continuam aparecendo. É o mais perto que temos de algo como “os melhores do ramo”. Portanto, definitivamente você deve conferir o que o WordPress tem para oferecer.
Considerações finais
Bom, isso é tudo sobre CMS. Confie em nós, há muitos softwares ruins por aí. Você vai querer seguir as dicas/regras que apresentamos neste artigo. Ao aprender sobre o que é de fato o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, você vai perceber que não estamos falando de um software que você escolhe, mas de um padrão, algo que você tem que usar. A maioria dos websites que você acessa atualmente não existiriam se não fosse o CMS. Faça a si mesmo um favor, siga as instruções apresentadas neste artigo e evite dores de cabeça.