Blog

Home  /  Blog   /  E se o Blogger acabar? O que fazer?!

E se o Blogger acabar? O que fazer?!

Se você é um blogueiro antigo já deve ter percebido que depositar todas as suas fichas em um só lugar é PÉSSIMO. Por exemplo, já vimos o Facebook praticamente acabar com o alcance das páginas, isso fez com que muitos blogs morressem da noite para o dia, agora o Instagram também está adotando a mesma prática que a rede social de Mark Zuckerberg ao deixar de mostrar as publicações do jeito que conhecemos, mas sim de acordo com “o que o usuário que ver” (Como blogueiro das antigas já sei que não é bem isso que esse algoritmo irá fazer). Bom, resumindo… Muitos serviços já faliram ou acabaram mudando seus interesses e afetando e MUITO nós criadores de conteúdo, então o segredo é você sempre estar o mais preparado possível para essas mudanças.

Pensando nisso, resolvi escrever sobre o Blogger, isso mesmo, o serviço de blog do Google. Se muitos blogueiros se deram MUITO mal com a mudança das Páginas do Facebook, imagine se o Google resolvesse descontinuar o Blogger, o que você faria? Que tipo de segurança você tem para continuar alimentando o seu blog em blogger? Praticamente NENHUMA!

Vale lembrar que até 2015 muitas pessoas usavam os servidores da Globo.com para alimentar seus Bloggers, isso porque a empresa era detentora dos direitos desse sistema de blog no Brasil, porém em junho de 2015 os blogueiros que usavam essa ferramenta receberam um aviso que dizia:

NOSSO SISTEMA DE BLOG SERÁ DESCONTINUADO, ENTÃO SE VOCÊ USA O BLOGGER DA GLOBO.COM DAREMOS 30 DIAS PARA VOCÊ FAZER BACKUP DAS INFORMAÇÕES.

fim-do-blogger

Agora imagina a cara e o desespero desses blogueiros! Eu ficaria LOUCO… Para você evitar ao máximo esse tipo de problema irei nas próximas linhas dar algumas dicas que você deverá fazer agora mesmo!

  • Registre o seu Domínio:

Você ainda não tem um registro .com ou .com.br? Então corra, isso é obrigatório para mostrar aos seus visitantes que o seu blog é profissional e merece ser levado a SÉRIO. Além disso, possuir um domínio te dará liberdade para mudar de empresa de hospedagem/serviço sem perder todos os seus visitantes. Você poderá mudar de servidor e seus leitores automaticamente serão redirecionados para o seu blog pelo seu domínio.

  • Contrate uma boa empresa de hospedagem:

Existem hoje na internet muitas empresas as quais poderão hospedar o seu site, blog ou loja. Vale lembrar que além de tutoriais como este que você está lendo, nós da ParaBlogueiros.com também alugamos Servidores Cloud, Hospedagens Compartilhadas e Hospedagens Híbridas otimizadas para WordPress, então conte sempre conosco para hospedar o seu projeto ou registrar o seu domínio (.net, .com, .com.br…).

  •  Saia do Blogger e use o WordPress:

Existem milhares de limites ao usar Blogger, além do mais, ele poderá deixar de existir a qualquer momento, igual aconteceu com o pessoal da Globo.com. Infelizmente, você é um refém deles e isso não é nada bom. Se você quer que seu blog seja profissional, migre hoje mesmo para o WordPress, com esse sistema todas as suas postagens estarão em um SERVIDOR SEU, além disso com esse sistema você terá MUITO mais LIBERDADE para mudar layout, estilos de matérias, melhorar o seu SEO e muito mais. Prova de que o WordPress é o melhor sistema do mundo é que hoje ele é o CMS mais usado por blogueiros.

Se você ainda não sabe o que é o WordPress recomendo ler:

– Criando um Site ou Blog Profissional: O que é WordPress?
– Como Instalar o WordPress pelo cPanel (Tutorial Completo)
– WordPress Seo Plugin BY YOAST: Como instalar e configurar

  • Sempre faça backup de seu Blog:

Caso você hospede seu blog em nossos servidores fique tranquilo, pois fazemos esse trabalho para você todos os dia de graça. Mas se você usa Blogger é muito importante manter um backup de todas as suas postagens, assim se um dia ele deixar de existir você não perderá seus textos e comentários. 😉

Bom… Espero realmente que essa postagem tenha ajudado a ampliar o seu pensamento sobre esse universo dos blogs. Ser um blogueiro profissional é muito divertido, porém existem vários pontos a serem pensados, estar sempre atendo a novidades e surpresar é essencial.

Se precisar de ajuda ou hospedagem profissional pode contar conosco! Um forte abraço e sucesso sempre.

Participe! Deixe seu comentário:
7 Comments
  • Clayton
    11/04/2016

    Acho meio difícil, pois teve uma época que o blogger ia restringir postagens de conteúdo pornô, e o escambal a 4! Só que no último momento, eles mudaram de ideia, pois pelo que ví na notificação, logo na página inicial do blogger, grande parte do conteúdo é pornográfico ou de nudismo explícito. Então, pra não perder com essa galera, eles resolveram deixar como está. Sem contar que eles perderiam blogs que colocam anúncio do adsense, tornando essa atitude desvantajosa! A não ser que o adsense pare de dar lucro de vez graças ao adblock… aí pode até ser! Se não, sem muita chance de acontecer!

  • Lia
    14/04/2016

    Adorei as dicas.
    Fique com Deus

    Blogliapires.blogspot.com.br

  • Morgana
    15/04/2016

    Adorei o post, já tive blogger e hoje utilizo o Word press e confesso que estou amando a deveria ter feito a troca antes hehehe bjinhos

  • Luana Juvenal
    15/04/2016

    Adorei as dicas! Eu já uso o WordPress, porque prefiro mil vezes, é melhor em todos os sentidos 😀
    Beijão!

Post a comment